sábado, 27 de junho de 2009

TOMOGRAFIA DE CRANIO

TOMOGRAFIA



Mesa de exames:

Local onde o paciente será posicionado para inicio do estudo, devendo ser constituído de material rádio transparente e com alta resistência. A mesa possui um sistema pneumático para facilitar o posicionamento e remoção do paciente da mesa.
Alguns acessórios são utilizados para melhor imobilização do paciente durante o estudo. Por exemplo: extensor de mesa, suporte de cabeça, suporte lateral para extremidade e material de contenção para pacientes agitados.

Sala de comando:

A mesa de comando é o local onde todas as informações mediante os protocolos, dados dos pacientes e manipulação de imagens são realizadas. As imagens podem ser adquiridas e ficar arquivadas e depois ser tratadas com filtros especiais ou até mesmo enviadas para uma outra unidade.

PROTOCOLOS:

Cada exame tem protocolo especifico, sempre buscando os melhores parâmetros técnicos para uma resposta da patologia pesquisada.
Dessa forma, os protocolos mais comumente usados nos serviços especializados em Tomografia Computadorizada estão relacionados com as patologias e com imagens que mais acometem a região analisada, já que a abordagem de todos os exames e suas patologias não é o propósito principal.


CT DE CRANIO

A anamnese antes do inicio do exame é muito importante para a melhor escolha da técnica a ser utilizada e a viabilidade do meio de contrastes. O uso do contraste na TC vai depender da hipótese diagnostica ou achados relevantes durante a realização do estudo. Em tumores cerebrais e alterações vasculares sempre há necessidades da realização de contrastes.












PLANEJAMENTO “ SCOUT” OU ESCANOGRAMA

. Estudos realizado no modo convencional, plano axial.

INDICAÇÕES DOM EXAME DE TOMOGRAFIO DO CRANIO

. Tumores do Encéfalo;
. Processos infecciosos;
. Doenças Vasculares ( aneurisma);
. Doenças degenerativas;
. Traumas crânio encefálicos (TCE);
. Má formação congênita;
. AVC ( acidente vascular isquêmico ou hemorrágico).


Posicionamento do paciente.....................Suprime ( Head Firts)
Espessura do corte....................................de 5 a 10mm
Incremento................................................variando 3 a 10mm
Kv 120Kv
Tempo 1 a 2 seg.









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Followers

Pesquisar este blog

Carregando...

Blogger templates